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Dossiê Educação, Decolonialidade e Justiça Social


No cenário educacional contemporâneo, o impacto das práticas e discursos capitalistas moderno-coloniais é inegável, permeando leis, normativos jurídicos, políticas e projetos educacionais. O foco na mercantilização do ensino, priorizando o desenvolvimento de competências cognitivas em detrimento da formação cidadã e ética, destaca-se como um desafio a ser enfrentado. Em resposta a essa realidade, surge a imperativa necessidade de resistência e transformação.


Diante desse contexto, a chamada de textos para o dossiê "Decolonialidade e Educação" convoca pesquisadores e educadores a se unirem a uma reflexão crucial: como resistir à lógica neoliberal que precariza a formação e a existência? Como construir processos educativos insurgentes e transformadores em todos os níveis de ensino?


Dois dos organizadores da Chamada, Prof. Dr. Clayton da Silva Barcelos (UFOB) e Prof. Dr. Atauan Soares de Queiroz (IFBA), docentes do PPGCHS (Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais), que organiza o Fórum Sociedade Crítica, coordenam GT's no âmbito do III Fórum Sociedade Crítica. A iniciativa é promovida pela Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, periódico científico vinculado ao PPGCHS.


As pessoas interessadas estão convidadas a submeter seus estudos e ensaios críticos inéditos até 28/04/2024. O dossiê pretende reunir trabalhos que abordem a interseccionalidade e a justiça social, destacando temas como políticas educacionais, práticas pedagógicas, formação de professores e identidade de gênero.


Participem dessa valiosa oportunidade para contribuir com reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e filosóficas sobre o tema. A iniciativa visa criar um espaço de diálogo e reflexão, impulsionando práticas educacionais mais inclusivas, justas e alinhadas aos valores decoloniais.


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